Licença paternidade: quais os direitos e quanto tempo dura?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A chegada de um filho na família é um momento de grande significado para os pais. Os primeiros dias da vida de uma criança demandam atenção especial, pois é quando ela mais necessita do suporte de seus responsáveis. Nesse sentido, a licença paternidade e maternidade são essenciais para isso.

| + Encontre bolsas de estudos em creches de todo Brasil

Da mesma maneira que as mães em período de gestação têm direito à licença maternidade para se adaptarem à nova vida com um filho, os pais também têm o direi

to de usufruir do benefício da licença paternidade.

A licença paternidade desempenha um papel crucial ao contribuir para a diminuição dos elevados índices de mulheres que enfrentam duplas ou até triplas jornadas de trabalho, o que pode levar a sobrecargas significativas.

Desse modo, os pais têm a oportunidade de se envolver plenamente na vida de seus recém-nascidos e apoiar suas parceiras que acabaram de passar por um parto.

Contudo, muitos pais de primeira viagem ainda desconhecem que esse direito existe, o qual está estabelecido desde 1988 na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Alguns ainda consideram a licença paternidade como algo misterioso ou de difícil compreensão.

Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre os direitos com a licença paternidade:

Quanto tempo dura a licença paternidade?

A licença paternidade é um direito concedido aos pais para que possam se ausentar do trabalho e estar ao lado de sua parceira e do recém-nascido nos primeiros dias de vida da criança. É uma medida importante para promover a participação ativa dos pais na vida dos filhos desde o início e para auxiliar no cuidado e adaptação da família nesse momento especial.

Veja também: + Quais os seus direitos com a licença maternidade?

O tempo de duração da licença paternidade pode variar de acordo com a legislação de cada país e região, bem como de acordo com as políticas das empresas. Em muitos lugares, a duração típica da licença paternidade é de alguns dias a uma ou duas semanas.

No Brasil, por exemplo, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que os pais têm o direito a 5 dias corridos de licença paternidade. No entanto, em algumas situações específicas, como em casos de nascimento de filhos prematuros ou de nascimentos múltiplos, esse período pode ser estendido.

Além disso, é importante ressaltar que algumas empresas podem oferecer benefícios adicionais aos pais, como licenças paternidades mais longas, licenças remuneradas ou programas de licença parental compartilhada, que incentivam tanto o pai quanto a mãe a se envolverem no cuidado do bebê.

Quais os principais direitos adquiridos com a licença paternidade?

A licença paternidade é um direito concedido aos pais para que possam se ausentar do trabalho e estar presentes nos primeiros dias da vida de seus filhos. Os principais direitos associados à licença paternidade incluem:

Tempo de Ausência Remunerada:

Durante o período da licença paternidade, o pai tem o direito de se ausentar do trabalho sem prejuízo de seu salário ou remuneração. Dessa forma, ele pode dedicar tempo ao cuidado e apoio à sua parceira e ao recém-nascido.

Participação Ativa:

A licença possibilita que o responsável participe ativamente dos primeiros momentos da vida do filho, auxiliando nos cuidados e adaptação à nova rotina.

Vínculo Afetivo:

A presença do pai nos primeiros dias de vida da criança ajuda a fortalecer o vínculo afetivo entre eles desde o início. Dessa forma, contribui-se para um relacionamento saudável e duradouro.

Adaptação da Família:

A licença paternidade permite que a família se adapte à chegada do novo membro. Isso é especialmente importante quando se trata de uma mudança significativa na rotina e nos cuidados diários.

Incentivo à Igualdade de Gênero:

Ao reconhecer a importância do papel do pai no cuidado infantil, a licença paternidade ajuda a promover a igualdade de gênero, dividindo as responsabilidades de cuidado entre os pais.

Apoio à Parceira:

Além do apoio à criança, a licença paternidade também permite estar ao lado de sua parceira, oferecendo suporte emocional e prático durante o período pós-parto.

Benefícios à Saúde Mental:

A presença do pai no período pós-parto pode contribuir para a saúde mental da mãe e do bebê. Isso se dá pois pode proporcionar um ambiente de apoio e segurança.

É importante observar que os detalhes da licença, como duração, remuneração e requisitos, podem variar de acordo com as leis do país, a legislação trabalhista e as políticas das empresas. Em muitos casos, os pais podem optar por utilizar esse período nos primeiros dias após o nascimento do filho, sempre considerando o que for mais adequado para sua família.

É comum que, após a licença, se a os pais não tiverem com quem deixar a criança, procurem uma creche para que o bebê possa ficar em segurança.

Se você é uma dessas famílias, saiba que o Melhor Escola pode te ajudar! No nosso site você encontra informações de todas as escolas cadastradas no MEC. Além disso, temos parceria com mais de 7 mil escolas e creches que oferecem bolsas de estudo de até 80%. Clique aqui, busque a melhor escola na sua cidade e garanta o seu desconto.